Exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo de 2009 e recentemente com participação em alguns festivais como Cachoeira Doc (BA), Cinemúsica (RJ) e BrasilCine (Suécia), o longa-metragem “Depois de Ontem Antes de Amanhã”, dirigido pela realizadora paulista Christine Liu, em breve será exibido na cidade de Araçoiaba, Pernambuco, local onde se passa o filme. O documentário estreiou em circuito comercial no primeiro semestre de 2010, no Cine Bombril, em São Paulo (SP) e agora será visto pela comunidade que deu vida ao primeiro longa metragem da diretora.
”Depois de Ontem Antes de Manhã” tem seu foco em três protagonistas, os amigos Josenilda, Lucivânia e Daniel. O trio vive em Araçoiaba, cidade localizada a 67 km de Recife, a qual detém um dos menores índices de desenvolvimento humano do estado de Pernambuco. Apesar de a localidade ter tamanho equivalente a um bairro da capital do estado, não é parte integrante da zona urbana. Não se enquadra como sertão, mas também não chega a estar na Zona da Mata. Como não está em nenhuma das áreas que usufruem de assistência, é deixada em suas próprias mãos.
Josenilda e Lucivânia são mulheres que tentam encontrar espaços nessa realidade, e Daniel é um trabalhador das plantações de cana de açúcar e cinegrafista. Os três se unem pela amizade e pela dedicação à cidade de Araçoiaba. A rotina da população da cidade é norteada, basicamente, pela agricultura local. Todo ano, trabalha-se seis meses na colheita da cana-de-açúcar, enquanto na outra metade do ano a população vive de “bicos”. Durante o período das festas de São João, Araçoiaba revela sua força através das marcantes histórias destes personagens.
A ideia do documentário partiu do contato próximo da diretora com o projeto social “Mais Vida”, uma iniciativa da comunidade e da prefeitura de Araçoiaba em parceria com a Unilever. A meta do projeto era elevar o índice de desenvolvimento humano (IDH) da cidade, por meio da alfabetização, redução da mortalidade infantil e capacitação profissional, gerando melhores condições econômicas para a cidade.
Christine viu no “Mais Vida” a inspiração para o seu longa de estréia . Com delicadeza, respeito e equilíbrio, ela retrata o cotidiano dos moradores da cidade pernambucana, suas lutas, dificuldades e alegrias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário